terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Jovens e Drogas

       A dependência química vem sido pesquisada em amplos direcionamentos. Como conclusãos de inúmeras dessas pesquisas obtém-se o número cada vez maior de jovens dependentes químicos .
   
      Uma pesquisa realizada em Londrina com um universo de 722 jovens atendidos por instituições e programas sociais públicos."O objetivo principal desta pesquisa foi o conhecimentos dos fatores de vunerabilidade que colocam os jovens em risco de drogadicção."
    
     




     Os dados dessa pesquisa mostram que entre outras coisas de acordo com o gráfico 10 que o maior número dos que "iniciam e mantám o uso de droga situa-se entre os 12 e 14 anos -  25,64% (40)- seguidosdos que estão na faixa entre os 14 e 15 anos - 14,74|% (23)." 
    Dessa forma, pode-se deduzir que a idade considerada de risco para a dependência química situa-se, entre os jovens pesquisados, na faixa de 12 e 16 anos. 

   







         Dados importantes das pesquisas são os principais motivos que levam jovens ao uso de drogas. Foi observado de acordo com o gráfico 22 ,então, que ,"a influência dos amigos para a iniciação às drogas é o fator que prevalece, em 33,33% (21) das respostas dentre os outros fatores apresentados: curiosidade,problemas familiares, problemas afetivos e necessidade de ser aceito pelo grupo. A curiosidade e o desejo de viver situações novas manifestam-se de forma muito presente na adolescência, assim como a necessidade de aceitação social.É grande a disponibilidade do jovem para pertencer a qualquer grupo que lhe proporcione visibilidade, integração,dentre outros elementos que conduzam à construção da própria identidade.A necessidade de pertencer a um grupo, almejada pelos jovens, atualmente, pode representar segurança, além de referência de grupo. As gangues e galeras,por exemplo, constituem proteção física, garantia de sobrevivência, no caso daqueles jovens inseridos em ambientes mais violentos, além de representarem prestígio, dinheiro e poder." É observado então , que o ambiente socioeconômico em que o jovem está inserido é um grande determinante para a entrada do jovem ao uso de drogas , e dependência química.